Sejam de corrida, de esportes, de aventura ou ainda de estratégia, os jogos de videogame já se firmaram como uma das opções preferidas de entretenimento para crianças e adultos.

O que para uns é diversão, para outros pode ser uma ótima oportunidade de negócio. Segundo a consultoria GFK, em 2013, o Brasil teve um faturamento com videogames maior que países como Reino Unido, Alemanha e Espanha.

O mercado de games movimentou cerca de 2,63 bilhões de dólares de acordo com a Associação Comercial, Industrial e Cultural dos Jogos Eletrônicos do Brasil (ACIGames). Os dados mostraram, também, que o segmento de PCs possui cerca de 47,1 milhões de jogadores e os tradicionais consoles têm, em média, 33,7 milhões de usuários fiéis.

Quer montar  uma loja virtual nesse segmento? Então confira as quatro fases que você tem que cumprir para “zerar” essa missão:

Mantenha-se informado

O mercado de games é amplo e dinâmico. Para seu e-commerce obter bons resultados você precisa acompanhar as tendências, últimos lançamentos e todo assunto que estiver relacionado ao tema.

Além disso, é interessante que você seja uma pessoa antenada e que goste de novas tecnologias, assim fica mais fácil entender as necessidades e dúvidas de seus consumidores.

Eventos como a Campus Party Brasil e Brasil Game Show são boas oportunidades para saber o que está rolando no mundo dos games. Fica a dica!

Pesquise o mercado

O mercado de games é uma boa opção para empreender, mas vale lembrar que grandes nomes, como a Amazon e livrarias nacionais, como a Saraiva, vendem jogos em seus sites. É preciso estudar quais são as necessidades e oportunidades ainda não exploradas no segmento.

Leia fóruns e acompanhe as redes sociais relacionadas ao assunto, assim você conseguirá descobrir a opinião dos consumidores de jogos e ter boas ideias para o seu negócio.

Mas aqui vai uma dica bônus: os gamers mais dedicados gostam de mergulhar fundo no universo e as grandes redes de varejo nem sempre oferecem essa experiência. Se você criar uma loja super especializada, com conteúdo relevante para esse público e atendimento diferenciado, pode se destacar da concorrência.

Saiba como importar

Se você quer atuar nesse ramo, é importante ficar por dentro de como funciona o processo de importação, afinal, a maioria dos aparelhos e jogos vêm lá de fora. Para isso, você precisa conhecer o processo a fundo e entender as burocracias envolvidas.

Informe-se sobre o tema para fazer tudo dentro das regularidades. Às vezes por falta de uma pequena informação, você pode pagar multas altas e acabar desistindo do seu negócio.

Além disso, é preciso estar atento, também, à compatibilidade dos produtos com o mercado local, já que alguns jogos e consoles têm modelos específicos para determinadas regiões do mundo.

Explore possibilidades

Para ampliar suas possibilidades de lucro, você pode, ainda, considerar vender acessórios e artigos relacionados ao tema. Fãs de jogos gostam de vestir camisetas, usar bonés, comprar pelúcias e bonecos de seus personagens preferidos.

Para os amantes de jogos em computadores, acessórios como mouses, teclados e fones de ouvido personalizados também podem ser uma boa aposta.

fonte: http://www.uolhost.uol.com.br/