SEO – Search Engine Optimization (SEO) é a técnica de preparar um site para que suas páginas atinjam um bom posicionamento nos resultados de busca. Isso inclui etapas como: escolha das palavras-chave mais adequadas e relacionadas ao seu site; inclusão dessas palavras em locais estratégicos da página; busca de links externos apontando para as páginas; organização dos links internos de forma a priorizar páginas específicas, entre outras ações. Nada pode garantir que uma página vá ser a primeira ou a top 10 no Google, porém, um bom trabalho de otimização fatalmente a fará melhorar o posicionamento nos resultados.
O trabalho de SEO também envolve: refinar o conteúdo do site, verificando HTML, metatags e links. O site de busca mais popular é o Google, portanto, é a ele que devemos dedicar atenção.

Para determinar o posicionamento, o Google utiliza uma fórmula chamada Algorítmo, composta por milhares de variáveis. O algorítmo determinará um valor final para a página e é esse valor que irá determinar o posicionamento da página, no momento em que o usuário digitar a palavra-chave para a qual ela foi otimizada. Profissionais que trabalham com SEO não conhecem todos os fatores que compõe o algorítmo do google, mas uma boa parte deles. É em função disso que o site é otimizado. O Google costuma alterar o seu algorítmo e isso impacta na classsificação das páginas. O profissional de SEO acompanha cada uma dessas mudanças e realiza os ajustes necessários na página de forma que ela continue bem rankeada.
Novos sites não precisam ser “apresentados” aos sites de busca para serem listados. Um simples link de qualquer outra página da Internet já levará o “googlebot” a encontrar a página. Googlebot é nome dado ao software do google que percorre a web localizando e cadastranto as páginas nos servidores do google, para que possam ser acessadas quando um usuário digitar alguma palavra-chave que esteja relacionada a essa página. É importante ressaltar que o Google indexa páginas e não sites. Isso significa que cada página recebe uma pontuação do google e ocupará uma determinada posição nos resultados em função de seu pagerank. Na prática isso implica que o mesmo site pode aparcer em 1º lugar com uma página, em 10º para outra e em milionésimo para uma terceira. Isso vai depender do grau de otimização da página e também da palavra-chave que foi associada a ela por quem realizou a otimização.
A atividade de SEO não é complexa, embora para quem não esteja familiarizado possa parecer assim. A atividade exige estudo da técnica e monitoramento constante dos resultados, de forma a realizar adaptações que se façam necessárias, principamente em função de mudanças no algorítmo, conforme já citado. Em princípio, qualquer pessoa com conhecimento de Internet pode aprender a fazer o trabalho de SEO em seu próprio site. Atualmente, já existem no mercado ferramentas que auxiliam no processo de otimização,, automatizando etapas do trabalho de SEO. Além disso, existem livros e cursos no mercado que poderão ajudá-lo a entender a lógica dos sites de busca e as principais ações realizados na área de SEO.
Outra alternativa é contratar uma empresa especializada em SEO para realizar esse tipo de serviço para você.. Naturalmente, isso facilitará sua vida, mas por outro lado existe um investimento a ser realizado para isso. O importante é saber que as duas alternativas (fazer por conta própria ou terceirizar) estão a sua disposição.

fonte: www.e-commerce.org.br

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