- Posted BY: sucesso
- 15 de abril de 2015
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O mercado do comércio online cresce a cada dia, mas as empresas precisam se estruturar adequadamente para criar negócios confiáveis, respeitáveis e lucrativos.
Num mundo cada vez mais carente de tempo, poucas coisas são tão importantes quanto os momentos que conseguimos dedicar a família, aos amigos e outros aspectos importantes da nossa vida. Sabendo que a tendência é que essa situação se agrave com o passar dos anos, utilizar o canal online para compras, sejam elas recorrentes ou não, é o modo mais inteligente de salvar seu tempo.
Essa modalidade de compras tem se tornado cada vez mais presente em nossas vidas. Bastam alguns cliques e, pronto. É só aguardar a entrega. Há quem reclame por pagar frete, mas se pararmos para pensar, quanto gastamos em combustível e estacionamento indo pessoalmente às lojas físicas? Você pode não ter percebido, mas adquirir produtos online faz de você uma pessoa mais inteligente com seu próprio tempo. Não à toa, esse mercado cresce em faturamento a cada ano.
O panorama do comércio eletrônico no Brasil
Apesar de um cenário extremamente favorável, no Brasil, o e-commerce parece ainda não ter encontrado seu caminho. A ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), divulgou recentemente os resultados de uma pesquisa, que apontava que cerca de 70% dos e-commerces brasileiros não efetuam nem 10 vendas por mês. Informação diretamente proporcional ao fato de 22,3% dessas empresas “fecharem as portas” antes de completarem dois anos de existência, segundo o SEBRAE.
Mas o que causa esses “fracassos”, se, na teoria e no faturamento bruto, o mercado de comércio digital é tão conveniente?
Simples: grande parte das empresas ainda não sabe como fazê-lo e não investe em quem sabe. Se alguém da minha família estiver precisando de uma cirurgia, escolherei um cirurgião com experiência para executá-la. Pode parecer uma comparação absurda, mas não é. Especialistas na área podem desvendar problemas que leigos não identificam e que fazem toda a diferença no sucesso do negócio.
Hoje em dia é comum buscar cursos para entrar no mercado de e-commerce. Isso é ótimo e aconselhável. Mas cuidado: Antes de investir seu tempo e dinheiro, busque saber quem é o professor e qual sua experiência de mercado. Saber o básico dificilmente proporcionará sucesso em seu negócio digital. Conselhos e dicas de quem realmente entende é o grande diferencial.
Há ainda uma falsa ideia de que e-commerce proporciona um retorno rápido e garantido. É verdade que o investimento é muito menor que uma loja física, mas como todo negócio, uma loja virtual precisa de uma pesquisa de mercado. Encontrar o seu nicho, sobretudo, é o caminho para novos empreendimentos online. Um pequeno empreendedor jamais conseguirá bater preços e presença de mercado de uma Amazon, ou de uma B2W. Essas empresas investem pesado em grandes escalas de comercialização, o que lhes garante os melhores preços em praticamente tudo o que vendem.
Mas existem as brechas que esses grandes varejistas deixam. E sempre deixam. Pesquise se o produto que pretende disponibilizar é o que seu público quer adquirir. Atraia seu consumidor oferecendo produtos únicos, personalizados. Conquiste o mercado de maneira que o seu cliente volte sempre a visitar seu website. Crie programas de fidelidade e dê descontos a quem divulgar seu negócio. A criatividade está a seu favor. Se não pode ser o maior e-commerce, seja o melhor, proporcionando uma experiência única aos visitantes de sua loja online.
O que fica como lição é que é possível ter um e-commerce rentável. É preciso dedicação, bons profissionais e muita disposição para inovar constantemente.
fonte: http://webinsider.com.br/