Já não é segredo que o apelo visual influi, e muito, na decisão de compra do cliente. Na web, esse impacto é ainda maior. Pesquisas recentes afirmam que 42% dos consumidores on-line julgam a qualidade e confiabilidade de uma loja virtual com base na aparência.

Quando internautas respondem perguntas como essas, a resposta parece simples. Mas o que está nas entrelinhas vai muito alem. O visual tem que ser agradável sim, já que é desta forma que uma loja virtual consegue passar profissionalismo, credibilidade.

Banners atraentes e que estejam de acordo com a identidade do seu público-alvo fazem toda a diferença. Uma marca bem estruturada, que trabalhe identidade e palheta de cores de forma harmônica e que some a tudo isso um design de loja agradável e uma apresentação profissional dos produtos – com fotos de alta qualidade, variações de imagens e ângulos, provadores, vídeos, entre tantas outras opções que variam entre os ramos de atuação – já estão à frente na busca pelo sucesso.

Mas a questão ultrapassa o visual.  O que impacta é a experiência que sua loja proporciona ao consumidor. E aí, entramos na palavra-chave do e-commerce – USABILIDADE! A navegação em sua loja deve ser a mais simples, fácil, intuitiva e rápida possível. Leve seus clientes ao checkout em poucos passos. Deixe as informações úteis “ao alcance” do seu cliente.

Neste sentido, seguir alguns clichês do universo web é totalmente bem vindo. Deixe o campo de busca na parte superior do seu site, mais próximo do lado direito. Tenha seu telefone de contato e endereço (se for o caso) no rodapé, mesmo que eles também possam ser encontrados em outro local.

Atenção à ferramenta de e-commerce escolhida. Algumas não permitem grandes mudanças de layout com facilidade. Mais um ponto para optar pelo Magento, que além de ser uma das plataformas mais robustas, é a ferramenta mais flexível do mercado.

Teste, e muito!

Quer uma dica? Teste uma, duas, três e quantas outras vezes for preciso. Testes caseiros também ajudam. Vale colocar a mãe que não tem muita experiência em compra online, a tia, e aquele primo que é super tecnológico. A intenção é verificar como diferentes grupos de consumidores se comportam diante do seu layout. As informações foram encontradas com facilidade? Foi possível “concluir a compra” sem maiores dificuldades? Colha as observações e verifique as possibilidades de mudança.

E atenção com as lojas já lançadas. De tempos em tempos as tendências de layout e usabilidade passam por mudanças. Fique de olho, caso você tenha um bom tráfego em sua loja, mas a taxa de conversão venha caindo, pode ser que um re-design seja a solução. Acredite, usabilidade é palavra-chave quando o assunto é E-commerce!

fonte: www.ecommercebrasil.com.br

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